Projeto Machado de Assis Real


(Foto: Arte Afro)

    Você conhece o Projeto Machado de Assis Real? Hoje viemos lhe contar um pouco mais sobre ele!

    Os estudantes da faculdade Zumbi dos Palmares, com a colaboração da agência de publicidade Grey Brasil, criaram esse projeto em abril de 2019, tendo como objetivo principal desmentir as fake news sobre Machado de Assis, principalmente aquelas que diziam a respeito de sua cor de pele. 
    Mesmo tendo seus livros escritos e publicados há mais de cem anos e ser considerado um escritor atual por conta dos temas polêmicos que aborda, Machado ainda é submetido ao apagamento étnico e ao preconceito racial de muitos.

Machado de Assis, 1890 (Foto: Marc Ferrez)

   Uma das primeiras atividades realizadas pelos estudantes foi a roda de leitura com o tema "Embranquecimento do Negro na Literatura", tendo como convidados Ryane Leão, poetisa e escritora, e Abilio Ferreira, escritor e jornalista.
    Eles também coloriram uma imagem de Machado, disponibilizando-a na internet com a intenção de conscientizar a comunidade brasileira em geral sobre sua verdadeira cor de pele. Também foi feito uma petição online para que as editoras começassem a utilizar as imagens coloridas em seus livros. A foto modificada pelos universitários foi enviada para a Academia Brasileira de Letras, instituição no qual Machado é um dos fundadores, e que ainda utilizava a sua foto embranquecida. 
    "Machado de Assis já é reconhecido por todos pela sua genialidade. Agora está na hora de ser respeitado como um brasileiro negro, como realmente foi." - Vanessa Holanda, estudante Faculdade Zumbi dos Palmares.

*Esta postagem contém baseamentos do site r7 notícias

Jéssica Trindade



Comentários

  1. Descobri que Machado De Assis era negro no inicio do ano, muito louco o fato de muita gente ainda não saber disto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas