WAKANDA FOREVER: O impacto de Pantera Negra


(Foto: Arte Afro)

    
    Considerado um símbolo da luta contra as desigualdades raciais, o personagem Pantera Negra ganhou seu espaço no mundo dos quadrinhos, nas telas do cinema e na vida real. Nessa postagem vamos falar um pouco de tudo, então se acomode e aproveite a leitura :) 

O início de tudo

    A Marvel Comics nasceu em meados de 1930, sendo um de seus fundadores Martin Goodman. A empresa teve grande sucesso com seus quadrinhos ao longo dos anos, tanto pela sua criatividade quanto pelos assuntos abordados em cada história, fazendo com que vários leitores se identificassem com as situações.

Martin Goodman, um dos fundadores da empresa (Foto: Arte Afro)

    Pensando nisso, foi criado o Pantera Negra, ou T'Challa: primeiro super-herói de origem africana da Marvel. Stan Lee e Jack Kirby, criadores do quadrinho, não tiveram medo de incluir questionamentos sobre problemas sociais e racias, principalmente por se tratar de uma época em que as manifestações antirracistas ocorriam cada vez mais. Inicialmente, o personagem seria apenas um coadjuvante, fazendo participações no quadrinho Quarteto Fantástico. Mas, após várias críticas dos leitores, T'Challa ganhou suas próprias HQs (histórias em quadrinhos), formado em grande parte por personagens negros.

    Na época de lançamento, o jornalista Don McGregor, conhecido por fazer parte da criação dos quadrinhos de Pantera Negra, publicou uma coluna sobre o personagem na revista Jungle Action, a qual apenas exibia histórias de personagens brancos.

A esquerda, a aparição do Pantera Negra em Quarteto Fantástico e a direita, sua primeira aparição na revista em quadrinhos Jungle Action (Foto: Arte Afro)

Adaptação 

   A empresa cresceu, e assim a Marvel Entertainment, um dos maiores nomes no ramo cinematográfico e na criação de filmes sobre super-heróis, foi fundada. Vendo o sucesso de Pantera Negra, ela decidiu levar uma adaptação para as telas de cinema, introduzindo a história de T'challa e do reino de Wakanda oficialmente para o universo Marvel. Tal como os quadrinhos, o filme recebeu grande aprovação do público e do site Rotten Tomatoes, designado para avaliar diversos filmes e séries. O motivo de tal sucesso se dá a partir das homenagens à diversidade cultural dos povos africanos e também da reafirmação de suas lutas por direitos.

    Sendo o primeiro filme da Marvel tendo um protagonista negro, ele conta com referências sobre Martin Luther King Jr e Malcom X, ambos importantes ativistas da luta antirracista. Martin, assassinado em 1968, pregava que a luta pelos direitos deveria ocorrer de forma pacífica, enquanto Malcom, também assassinado, em 1965, dizia que esta deveria ser conquistada por bem ou por mal. Na trama, as ideias são expostas na ordem citada acima, defendidas pelos personagens T'Challa e Erik Kilmonger, interpretados por Chadwick Boseman e Michael B. Jordan respectivamente.

Cartaz de divulgação do filme Pantera Negra (Foto: Marvel Studios)

A esquerda, o personagem Erik e a direita o protagonista T'Challa  (Foto: Vox)

A morte de Chadwick, ator que interpretava Pantera Negra

    Infelizmente, em agosto de 2020 foi anunciado a morte de Chadwick por câncer de cólon. O ator já lutava contra a doença por alguns anos e após sua morte, o universo Marvel decidiu continuar seu legado com a sequência: "Pantera Negra: Wakanda Forever". O filme lançará em novembro de 2022 e será uma homenagem tanto ao ator, quanto ao seu personagem T'Challa, que teve sua morte antecipada.

Chadwick Boseman no tapete vermelho do Oscar

    O diretor cinematográfico e presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, já deixou claro que não haverá substituto para interpretar o protagonista: 

 “Wakanda é um lugar para se explorar mais personagens e diferentes subculturas. Este sempre foi inicialmente o foco principal da próxima história. Não vamos ter um Chadwick de computação gráfica e nem vamos ter outro ator como T’Challa. […]. Então sempre foi sobre como expandir a mitologia e a inspiração de Wakanda. Agora também há a tarefa de honrar e respeitar os aprendizados e ensinamentos contínuos do Chadwick”.


O poder da saudação Wakanda Forever

    A saudação não é o título do segundo filme à toa. Wakanda, na língua utilizada nas HQs e no filme, significa "O que é nosso por direito". Assim, o significado da saudação Wakanda Forever, em português é: "para sempre o que é nosso por direito". Tanto o gesto quanto a expressão foram criadas nos quadrinhos como uma forma de cumprimento entre os wakandanos, povo de Wakanda. Mas, acabou ganhando um novo significado: se tornou uma forma de mostrarem o impacto e o poder gerado pelo primeiro filme de Pantera Negra, também sendo utilizado em movimentos ativistas, como o Black Lives Matter, demonstrando orgulho de quem são. Tornando-se um símbolo popular, é comum vermos pessoas negras com grande impacto na sociedade atual utilizar a expressão e o gesto para se expressarem.


Cardi B, rapper americana, fazendo o gesto no Grammy Awards de 2019. (Foto: Giphy)


Lewis Hamilton, piloto de F1 da Mercedes, homenageando o ator Chadwick Boseman (Foto: Motorsport Images)



*Essa publicação contém baseamentos dos sites: Revista Galileu, Segredos do Mundo, Oxente Sensei, Vivendo Bauru e dos quadrinhos Pantera Negra.

Jéssica Trindade

Comentários

  1. Além de ser um grande ator, o chadwick também foi um homem muito forte. Será sempre lembrado

    ResponderExcluir
  2. ansioso para assistir o filme do Pantera Negra e ver a continuação do meu filme favorito do MCU

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas