Michael Jackson: O rei do pop

 

(Foto: Arte Afro)

    Mesmo após a sua morte, Michael Jackson ainda é lembrado pelo seu famoso passo de dança Moonwalk e pela sua voz inesquecível.
    Conhecido como "O Rei do Pop", o artista fez grande sucesso nos anos 80, no início do pop e do rock, bombando nas rádios americanas e nas do mundo inteiro com o seu álbum Thriller (Terror), que quebrou os esteriótipos musicais da época e que consequentemente ganhou oito Grammys.

Moonwalk, famoso passo de dança (Foto: Giphy)

Cena do videoclipe Thriller (Foto: reprodução)

Biografia

    Michael Joseph Jackson nasceu dia 29 de agosto de 1958, em Gary, Indiana. Sua mãe, Katherine Jackson, era dona de casa e seu pai, Joseph Jackson, fora um guitarrista, mas mudara de carreira para sustentar sua família. Sua relação com a música iniciou com o seu pai, que mesmo sendo conhecido como agressivo, incentivou seus filhos a seguir o caminho musical. 


Família Jackson (Foto: divulgação)

Michael Jackson quando criança (Foto: Celebs)

The Jackson 5

    Tendo ao todo nove irmãos, Michael fez parte de uma banda criada por seu pai, que acreditava ter filhos talentosos na área artística. Formada primeiramente por seus três irmãos mais velhos, Tito, Jermaine e Jackie, o grupo cresceu quando Michael entrou com seus cinco anos, junto de seu outro irmão mais velho Marlon.
    Fazendo algumas apresentações locais, o cantor impressionou a todos com os seus talentos vocais e de atuação, o levando para o posto de vocalista principal. Mais tarde, começaram a fazer aberturas para artistas famosos como Gladys Knight e James Brown, ganhando a atenção do produtor Berry Gordy, fundador da gravadora americana Motown.
    Graças a Gordy, o grupo se mudou para Los Angeles, onde moraram junto ao produtor, sendo apresentados para a indústria musical em 1969 em um evento especial. 

Foto dosThe Jacksons 5 em uma de suas apresentações em 1969 (Foto: Michael Ochs) 
  
Vídeo da banda The Jackson 5 em uma de suas apresentações (Foto: Giphy)

    Com a fama crescente, o grupo decidiu lançar seu primeiro álbum chamado Diana Ross Presents The Jackson 5 (Diana Ross apresenta os Jackson 5) com a música I Want You Back (Quero Você de Volta) chegando na primeira colocação do Billboard Hot da época.

Álbum Diana Ross Presents The Jackson 5, primeiro hit da banda (Foto: Last Fm)

Início da sua carreira solo

    Em 1971, aos treze anos, Michael começa sua carreira solo, debutando com a música Got to Be There (Tenho Que Estar Lá). Após vários singles, o cantor bombou apenas em 1982, quando lançou seu sexto álbum chamado Thriller (Terror). Mantendo-se em primeiro lugar no Top Hits  por 37 semanas, ele foi indicado para 12 nomeações do Grammy, ganhando oito delas.
    Algumas das categorias ganhadas pelo cantor foi de melhor ritmo e música do estilo Blues, melhor apresentação pop masculina, e melhor apresentação rock masculina; sendo nomeadas pelas músicas Billie Jean, Beat It (Caia Fora) eThriller respectivamente. 
    
Capa do álbum Thriller, 1982 (Foto: Pinterest)

    Michael decidiu fazer um curta-metragem para seu álbum, tendo várias coreografias e efeitos especiais que dobraram as suas vendas. Para homenagear seus 40 anos de sucesso, a equipe do cantor publicou uma versão do curta com melhor qualidade, também conhecida como resolução 4K.

Umas das coreografias do videoclipe Thriller, lançado em 1982 (Foto: Giphy)

Cena em 4K do curta-metragem (Foto: Gipghy)


    Após o sucesso de seu sexto álbum, Michael lançou outro chamado Bad, onde podemos encontrar os hits: Bad (Mau), Smooth Criminal (Criminoso Ardiloso), Man in the Mirror (Homem no Espelho) e The Way You Make Me Feel (O Modo Que Você Me Faz Sentir).

Foto selecionada para a capa de seu álbum Bad (Foto: MJ Beats)

Preconceitos e polêmicas

    Muitos conhecem o cantor pelas polêmicas de sua cor de pele, pois, por muito tempo acreditou-se que Michael veio de uma família branca. Quando as primeiras interrogações foram plantadas, a discussão e a curiosidade para saber a verdade foram grandes, levando o artista a perguntas desconcertantes e invasivas. 
    O que acontecia com MJ é que ele tinha vitiligo, condição genética que causa manchas claras, e tomava remédios para acelerar a sua condição. 
    No início dos anos 2000, o artista já estava totalmente branco, e como havia feito muitas cirurgias ao longo dos anos, vários fãs, os novos e os antigos, ficaram confusos. Muitos seguidores da comunidade negra viram essa atitude como uma maneira de crescer mais no mundo artístico, recebendo tais benefícios através da pele clara. 

Aparência de Michael Jackson durante a sua carreira (Foto: NaTelinha)

    Segundo Michael, a cor de pele não importava. O seu curta-metragem chamado Black and White confirma isso. Nele, o artista fala de sua aparência como um homem branco e de sua herança como um homem negro, cantando sobre as ocasiões de racismo e tendo como objetivo principal quebrar a parede de tensão racial. 
    Muitos também acreditam que o curta-metragem foi uma maneira do artista expressar sua incapacidade de se identificar como negro ou branco, devido ao seu vitiligo. O videoclipe teve como convidado especial o ator Macaulay Culkin, conhecido pelo filme "Esqueceram de Mim".

Michael e Macaulay juntos em uma das cenas do videoclipe (Foto: Giphy)

    No fim das contas, o artista decidiu abrir o jogo em uma entrevista com Oprah Winfrey, conhecida pelo seu programa The Oprah Winfrey Show (O Show de Oprah Winfrey), onde conversaram sobre ser negro na América e as polêmicas de estética que o cantor trazia consigo. 
    Michael disse nesta entrevista que independente de ter sua pele branca ou não, sempre se orgulharia de suas heranças negras e que se identificava como um homem negro.

Oprah e MJ no show ao vivo da apresentadora (Foto: MJ Beats)

A morte do artista

    Michael Jackson faleceu em 25 de junho de 2009, após sofrer um ataque cardíaco. Ele foi causado por uma intoxicação aguda com o anestésico Propofol, o qual seu médico particular, Conrad Muray, ministrava. 
    O cantor estava pronto para voltar para os palcos quando houve o ocorrido, deixando todos seus fãs arrasados. Seu médico foi acusado de negligência e acusado de homicídio culposo, sendo condenado a quatro anos de prisão em novembro de 2011. Mas, em 2013, ele foi liberto, recuperando seu direito de ser médico poucos meses depois.

Memorial de Michael Jackson em California (Foto: Robyn Beck)

Indo um pouquinho além...

    Foram tantas músicas escritas por Michael Jackson que se citarmos todas elas aqui ficaríamos por uma eternidade! 
    Por isso, decidimos fazer um pequeno vídeo sobre as músicas de maior sucesso do cantor. Aproveite! :)



*Essa postagem contém baseamentos dos sites: Biography, Celebs, Observatório dos Famosos, MJ Beats e Memória Globo.

Rafaela Návia    



Comentários

Postagens mais visitadas