Sister Rosetta Tharpe: A mãe do Rock 'N' Roll
![]() |
(Foto: Arte Afro) |
Sister Rosetta Tharpe
Em 20 de março de 1915, nos Estados Unidos, nascia Rosetta Nubin, uma talentosa artista que viria a ser pioneira no uso de guitarras e distorções. Mesmo com uma carreira voltada para o gospel, Rosetta chamou a atenção de admiradores de todos os gêneros musicais com suas gravações e performances em cima do palco.
Início da carreira
Aos seis anos de idade, mudou-se com sua mãe para Chicago. Nesse período, a cidade vivia uma grande chegada de migrantes vindos do sul, causando uma grande fusão de influências musicais e culturais, como o Blues e o Jazz.
Desde muito cedo, Rosetta mostrou seu dom como cantora e musicista. Por influência de sua mãe, ela cantava e tocava guitarra e piano em várias igrejas, sempre mostrando grande desenvoltura nos palcos, o que lhe deu uma grande base de fãs fiéis.
Sister Rosetta e a invenção do Rock And Roll
Misturando o clássico gospel com um estilo próprio de distorções de guitarra, a cantora deu origem a estilos que posteriormente fundariam o R&B (Rhythm and Blues). Gravou seu primeiro hit em 1938, chamado "Rock Me" e ao final de 1944, gravou a sua versão de "Strange Things Happening Every Day", uma tradicional canção entre os negros que viviam nos Estados Unidos. Sua gravação popularizou a música original em todo o mundo, considerado por muitos o primeiro Rock And Roll gravado em estúdio da história. Sister Rosetta influenciou grandes nomes do rock que viriam após ela, como: Elvis Presley, Chuck Berry, Johnny Cash, B.B King, Bob Dylan.
Últimos anos de carreira
Após a morte de sua mãe, a artista entrou em uma profunda depressão, agravando seus já existentes problemas de saúde. Em 1970, em uma apresentação, sofreu um AVC e teve que amputar uma perna por complicações com a diabete. No dia 9 de outubro de 1973, a fundadora do rock faleceu na Filadélfia, aos 58 anos de idade, deixando seu nome eternizado na história da música.
Então assista a esse vídeo sobre a Sister Rosetta Tharpe!
*Essa publicação contém baseamentos dos sites: Alma Preta, Rodie Metal e Tenho Mais Discos que Amigos.
Enzo Monção
Comentários
Postar um comentário