O Carnaval e suas histórias


    Como sabemos, o samba é uma herança negra originada do período colonial brasileiro. Tendo muita influência de seus praticantes, passou a evoluir com a história do nosso povo e se tornou um dois maiores ritmos do país. Uma das heranças vindas do samba foi a famosa festa comemorativa nomeada como Carnaval. Junto a ela, vieram as escolas de sambas e sambas enredos, que vem cada vez mais atuando de maneira positiva para compartilhar vários tipos de histórias e temas, como a do empoderamento negro.
    Podendo variar entre pessoas específicas ou assuntos gerais, é muito comum ver escolas de samba cantando sobre importantes símbolos. Logo separamos algumas escolas de samba e seus temas enredo de 2022.

GAVIÕES DA FIEL

"Na mira da cega justiça que enxerga o negro como réu." - Trecho do enredo da Gaviões da Fiel em 2022


BASTA!

Esse foi o tema que a Gaviões levou para o Anhembi no início do ano e que ficou em oitavo lugar na lista das campeãs. O enredo fala sobre vários tipos de desigualdade como a homofobia e o racismo. A escola afirma que: “Alguns insensíveis esbangam suas fortunas, enquanto milhares trabalham até a exaustão ou morrem de fome. Toda essa riqueza é fruto do sangue e do suor de incansáveis trabalhadores, que, dia a dia, se entregam a impiedosas jornadas de exploração e desrespeito.”

Fazendo uma comparação entre a época da escravidão e os dias atuais, a escola aponta que anos se passaram, mas a desigualdade social ainda existe no Brasil. Ela também diz sobre como a maior parte dos afetados é a comunidade negra.


   
UNIDOS DA VILA ISABEL

"Raízes da roça para os pretos forros tanto talento não guarda segredo." - Trecho do enredo da Unidos da Vila Isabel em 2022

    Se lembram quando eu disse que os sambas enredos podem falar sobre pessoas específicas também? Pois bem, a Vila Isabel é um ótimo exemplo disso, quando homenageou Martinho da Vila no enredo "Canta, Canta, Minha Gente! A Vila É de Martinho!".
    A música faz referência a sua história de vida, contando o início de sua carreira em 1958, quando ainda estava na escola. Viveu de música com trabalhos secundários até a década de 70, que foi quando sua carreira decolou de vez.

MOCIDADE ALEGRE

"É lindo ver a mulher negra lutar! Quem te vê sorrir, não há de te ver chorar! Rainha Quelé, vem ser coroada! Na minha, na sua, na nossa Morada!" - Trecho do enredo da Mocidade Alegre em 2022

    Já deve ter ouvido falar da Clementina de Jesus, correto? Ela foi uma sambista carioca conhecida pela sua história inspiradora e a sua voz potente e incomparável. Por falta de oportunidades, apenas iniciou sua carreira com 63 anos.
    Antes de falecer aos 86 anos devido a um derrame, Clementina foi homenageada por Paulinho da Viola, Beth Carvalho e João Nogueira.
    Considerada uma imagem muito importante para o samba, a escola Mocidade Alegre criou um enredo nomeado com "Clementina, Cade Você?", enaltecendo tanto Clementina quanto as mulheres negras presentes na sociedade contemporânea. A escola também faz a seguinte pergunta: "Quem são as clementinas atuais?".
   
GRANDE RIO

"Boa noite, moça, boa noite, moço. Aqui na Terra é o nosso templo de fé" - Trecho do enrendo da Grande Rio em 2022


    A escola de samba campeã de 2022 levou até a Sapucaí um enredo denominado "Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu", tendo como tema os símbolos do candomblé. Gabriel Haddad, o carnavalesco, disse ter a vontade de fazer um enredo dedicado á Exu há bastante tempo e uma das suas grandes motivações foi seu avô, que tinha um terreiro de candomblé.


*Esta postagem contém baseamentos dos sites das escolas de samba e do G1.

Jéssica Trindade

Comentários

Postagens mais visitadas