Notorious B.I.G e Tupac: Dois gigantes do Hip Hop



    Para aqueles que curtem o Hip Hop, os nomes Notorious B.I.G e Tupac não são estranhos. Mas, para aqueles que não os conhecem, os dois são considerados uns dos maiores rappers do gênero musical. Fizeram grande sucesso entre os anos 90, com suas músicas abordando assuntos como a política e a vida nas ruas. Além do sucesso de seus raps, eles eram conhecidos por terem uma amizade muito grande, mas que no final virou uma rivalidade.  
    De diferentes gangues, B.I.G sendo do Crips e Tupac do Bloods, ou Costa Leste e Costa Oeste, respectivamente. Começaram uma amizade a partir da admiração de Biggie com Tupac, que na época já tinha sua carreira de rapper
 
Lado Oeste (Bloods) e Lado Leste (Crips)
Costa Leste X Costa Oeste (Brooklyn X Manhattan)

    Eles tinham a intenção de acabar com a rivalidade entre as gangues. Mas, depois de Tupac ser baleado em 1994 no estúdio Bad Boy Records, assumido por outro rapper famoso chamado Puffy, acusou B.I.G de saber de tudo e não o ter avisado. Como resposta, Biggie lançou a música chamada Whot Shot Ya? (Quem Atirou Em Você?) em 1995. Após o ocorrido, os dois passaram de amigos para rivais, criando dois grupos musicais diferentes: Junior M.A.F.I.A, de B.I.G e Outlawz, de Tupac.
    Em 1996, Tupac mudou para a gravadora Death Rows e lançou com seu grupo um diss track, canção criada com o propósito de insultar uma pessoa ou um grupo de cantores em específico, chamado Hit'Em Up (Acabo Com Eles). Onde citava os membros da Bad Boy Records, os insultando e até os ameaçando de morte:  



Trecho citando Biggie, Junior M.A.F.I.A e Puffy



Tradução



Trecho citando a Bad Boy Records




Tradução


    Três meses depois do lançamento da música, Tupac foi baleado em Las Vegas, falecendo em 13 de setembro de 1996. Na época do ocorrido, a teoria de que B.I.G e os Crips teriam planejado o assassinato foi a mais aceita pelos Bloods, gangue de Tupac. Com isso, a rivalidade que antes estava sendo amenizada, voltou com força. 
    Nos próximos meses a vida de B.I.G passa a correr perigo, já que os Bloods queriam vingança. Biggie estava produzindo seu segundo álbum quando foi assassinado em 9 de março de 1997, depois de uma festa organizada pela revista Vibe, conhecida por suas reportagens sobre o Hip Hop, o estilo e a cultura negra. No final do mês, o seu álbum Life After Death (Vida Após A Morte), foi lançada em sua homenagem. Vale apenas destacar que tanto Biggie quanto Tupac tinham quase a mesma idade, 24 e 25 anos respectivamente.
    Atualmente, 25 anos depois do ocorrido, não se sabe ao certo quem realmente foram os culpados. Mas, a rixa entre a Costa Oeste e a Costa Leste continua evidente nas ruas de Nova Iorque.




*Esta postagem contém baseamentos do documentário Unsolved, da Netflix e dos sites: Coat Colors e Jornalismo Júnior.

Rafaela T. Návia


Comentários

  1. A história é ótima, mas, infelizmente, triste! Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto! Tupac e B.I.G são lendários no mundo do hip hop e fora dele também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas